sábado, 13 de setembro de 2008

Wicca... Antiga religião ou Nova Enganação?


"Wicca é uma religião neopagã fundamentada nos cultos da fertilidade que se originaram na Europa Antiga. O bruxo inglês Gerald B. Gardner impulsionou o renascimento do culto, com o nome de Wicca, junto com outros bruxos e bruxas, em meados dos anos 40 e 50. Embora essa fundação tenha ocorrido provavelmente na década de 1940, ela só foi revelada publicamente em 1954, quando da época da sanção da última das leis contra a Bruxaria na Inglaterra. A tradição Wicca e seus termos são baseados em diversas culturas do paganismo antigo, modificadas pelo que, segundo Gardner, era uma tradição sobrevivente da bruxaria medieval, mas da qual o conhecimento que temos é obscuro."
"Gerald Brosseau Gardner (13 de Junho de 1884 - 12 de Fevereiro de 1964) era um funcionário público Inglês, antropologista amador, escritor, ocultista e Bruxo Tradicionalista , que publicou alguns dos textos de referência sobre a Wicca, a Religião da Bruxaria Pagã na qual foi grande divulgador."
"Gardner afirmava ter sido iniciado em 1939 numa tradição de bruxaria religiosa que ele acreditava ser uma continuação do Paganismo Europeu. Doreen Valiente mais tarde identificou aquela que iniciou Gardner como sendo Dorothy Clutterbuck no livro A Witches' Bible, escrito por Janet e Stewart Farrar em 2002. Esta identificação foi baseada em referências que Valiente se lembrava de Gardner fazer a uma mulher a quem ele chamava de "Old Dorothy". Ronald Hutton diz, no entanto, no seu livro Triumph of the Moon, que a tradição Gardneriana era largamente inspirada em membros da Rosicrucian Order Crotona Fellowship e especialmente por uma mulher conhecida pelo nome mágico de "Dafo". O Dr. Leo Ruickbie, no seu livro Witchcraft Out of the Shadows (2004), analisou as evidências documentais e concluiu que Aleister Crowley teve um papel crucial ao inspirar Gardner a criar uma nova religião pagã."
"Ruickbie, Hutton e outros também discutem a hipótese de muito do que foi publicado sobre a Gardnerian Wicca, como a prática de Gardner se tornou conhecida, ter sido escrito por Doreen Valiente e Aleister Crowley."
(Tirado do Wikipedia)
O Fato em si é... ter uma religião por medo de ser punido por um deus egocentrico e vingativo, é tão ou mais abominavel do que ter uma religião por rebeldia a Esse mesmo "Deus"...
A Wicca é simplesmente um emaranhado incerto de varias cultras pagãs, fortemente influenciado pelo proto-feminismo europeu do final do seculo XIX, nascido dos devaneios de um lunatico, que por nao ter o poder nas ordens que pertencia, criou uma para poder "Reinar Absoluto" e o que hoje vemos.. é o resultado natural da aberração inicial, uma Brincadeira de ser Bruxo, um "Para-Raios" de lunaticos e esquizofrenicos.. deslumbrados, que mais cedo ou mais tarde, ou perdem o interesse ou almentam ainda mais as distorções da sua Pseudo-Religião.

3 comentários:

Gabriel Antunes disse...

Uma religião que se aprende em banca de jornal não pode ser séria de jeito nenhum.

Sturgeando disse...

O problema não é aonde se aprende...mas quem ensina.

Hoje tem muito achismo e pouca cultura real sendo ensinada...e isso em todas as religiões...

Sturgeando disse...

De novo...

Um bando de RPGistas querendo brincar de Magos na vida real... triste...muiiiito triste